quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Nos preparando para por a mão na massa

Mas que dia... hoje o dia não foi dos melhores. Não consegui nem encontrar tempo direito para pensar e escrever algo.
Mas como não poderia deixar de postar, aqui vai uma rapidinha.

Estive pensando seriamente em como continuar a linha de raciocínio do blog. Um amigo me sugeriu que seria bem interessante ensinar o pessoal como configurar o ambiente de desenvolvimento. Também vi que só teoria acaba ficando massante. Muito mais funcional é ensinar já com exemplos práticos.

O problema com jEE é que fica complicado já sair para a prática sem construir uma base sólida sobre o que é essa tecnologia. Para que quem acompanha o blog não desanime, vou seguir a seguinte linha: Primeiro vou falar um pouco sobre uma determinada tecnologia (EJB, WEB, Desktop, Applet) e depois vou tentar mostrar alguma coisa prática a respeito.

No entanto, para isso, precisamos ter um ambiente configurado para podermos testar os exemplos. Que coisa né? praticamente um circulo vicioso.

Decidi que nos próximos posts vou falar então sobre a configuração do ambiente JEE, das bibliotecas necessárias, de onde baixa-las e de como faze-las funcionar. Acho que isso vai consumir alguns posts, pois são muitos detalhes. No entanto é imprescindível termos um ambiente mínimo para podermos rodar alguns exemplos.

No próximo post vou ensinar como instalar e configurar um servidor de aplicação JEE, o Glassfish, que é o servidor jEE da Sun.

O Glassfish pode ser encontrado para download no site da Sun (http://java.sun.com) e é gratúito.

O site não é muito "intuitivo" em relação a qual pacote você deve baixar. Recomendo que entrem nesse link:
http://java.sun.com/javaee/downloads/index.html

Escolham a opção "Java Application Platform SDK Update 2" - "Download with JDK", escolham a plataforma de acordo com o seu sistema operacional e façam o download... o download é meio pesado, cerca de 160MB mas compensa, ele tem quase tudo que vamos precisar.

Depois de configurado o ambiente vou abordar um pouco mais sobre EJBs (EJB3) e então poderemos fazer nosso primeiro EJB!

Até lá!

0 comentários: