terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Que diabo é isso de JEE?

A primeira vez que ouvi falar de "Java Enterprise" nem existia ainda o termo JEE.. lembro que na época o então existente J2EE estava começando a ficar maduro e ser difundido. Isso foi em meados de 2003 se não me engano, num evento que aconteceu na capital (São Paulo). Acho que era algum dos JavaOne, ou Java Tech Day, sinceramente não lembro. Mas me lembro bem que, ao ler o prospecto da palestra me interessei muito pelo assunto, mas, ao escutar meia hora de explanação do palestrante já desisti. Fiquei perdido com tantos "Beans"... "Entity Bean" pra lá, "Session Bean" pra cá, "Connectors", "Delegates" e n outras coisas que ouvi me assustaram um pouco e me fizeram sair correndo do auditorio.

Minha primeira impressão do J2EE então foi essa: "Complicado demais para os meus objetivos, nunca vou usar nada assim! Isso é coisa que apenas sistemas de BANCOS e/ou MULTINACIONAIS usam..."

Talvez fosse mesmo, naquela época, e talvez não fosse só eu que pensava assim... juro que tentei pesquisar mais a respeito do j2EE, mas era necessário tanto arquivo XML, tanta interface e classes para fazer um "insert" num banco de dados que desisti...

Recentemente, em meados do ano passado (2006) voltei a pesquisar sobre j2EE... vi que não existia mais. A especificação j2EE tinha evoluido, assim como o java evoluiu, e se transformado em jEE. Vi que eles modificaram muita coisa, quase não se usa mais XML... os XML foram trocados por "Annotations" do java, que por um lado facilitam muito a configuração dos Beans. Os containers jEE ficaram mais leves, sugiram mais containers que ficaram mais faceis de configurar. Resumindo... jEE está ficando mais acessível a simples mortais como eu.

Bom.. falei falei e não falei nada.

Esse, por ser o primeiro post, também não tem o objetivo de trazer muita informação... espero pelo menos ter dado uma pincelada sobre o que EU penso sobre o jEE (pode ter muita gente que discorda, e quem sabe alguem concorde com minhas opiniões).

Nos proximos posts, vou tentar discutir a respeito de "O que é o JEE", "Para que usar JEE", "Preciso mesmo de usar JEE", e coisas do tipo... talvez até entre em detalhes técnicos, mas não é esse meu objetivo.

O objetivo mesmo é dar um ponto de partida para quem nunca ouviu falar de jEE, para que diferente de mim, não percam anos se escondendo dessa tecnologia, para depois perceber o quão interessante ela é.

Bom.. até logo!

0 comentários: